Sobre o CÓR

Iniciamos nossas atividades em 2019 como um projeto social para gerar renda para mulheres na periferia de Lajeado/RS. Inseridas no contexto, percebemos que isso não era o bastante. Ali, iniciou-se um processo de buscar uma visão holistica, não-violenta sobre as dinâmicas que geram as desigualdades. A partir daí nosso escopo e território ampliou, incorporando mais pilares: segurança alimentar e educação ambiental, cultivo de resiliência e bem-estar, oferta de produtos éticos e regenerativos, educação e capacitação para mulheres e jovens da periferia, e também apoio a outras organizações através de consultoria e mão-na-massa em loco. Tudo isso ancorado na visão de que o ser humano só precisa de um solo fértil para manifestar todo seu potencial intrínseco. Éramos o Projeto Élas Social e hoje somos o CÓR Instituto + Negócio Social. Como nosso nome já diz, nascemos a partir do Coração. Saber de cór é saber em memória, memória que se registra nos neurônios do nosso coração. Cór está presente na palavra coragem, que significa ação a partir do coração.

 

Por quê ‘Economia da Paz’? Levantamos a bandeira de uma nova economia possível, ancorada em uma visão holística, consciente da complexidade e centrada na saúde do planeta e seus habitantes. O verdadeiro significado da palavra economia é: Eco = casa (planeta terra / Gaia) + Nómos = regras Economia = conjunto de normas e regras que regem a casa Como estamos cuidando dessa grande casa onde co-habitamos? Despertar o paraíso que habita cada ser humano e sua percepção do interser. Respeitar e dar espaço para os diversos saberes, valorizar a diversidade e co-criar realidades a partir disso. Viabilizar utopias e trabalhar em cooperação pela regeneração do planeta. Acreditamos que este pode ser o caminho para criarmos uma verdadeira economia de PAZ.

 

Trabalhamos internacionalmente com grupos de artesãos, co-criando peças de moda e arte, valorizando seu talento e sua história, agregando design ao seu talento e conectando-os com o mercado.

Visamos fomentar uma nova forma de economia, com valorizção do trabalho feito à mão, com lucros distribuídos de forma justa, com o bem-estar do ser humano e de Gaia como preocupações centrais, e a diversidade étnica e cultural sendo celebrada como nossa maior riqueza.

Dentro da comunidade Santo Antônio (Lajedo-RS/Brasil), ele é formado por 17 mulheres, num sistema de liderança compartilhada onde o objetivo é gerar renda, autonomia e bem-estar de forma ampla através de educação, capacitação e vivências práticas.

Essas 17 mulheres aprendem habilidades manuais em oficinas de produção de moda e decor, onde desenvolvem peças feitas na sua maioria de materiais naturais e upcycling, que são comercializadas através do nosso ecommerce.

Através do Instituto, trabalhamos também com o desenvolvimento de hortas comunitárias e domésticas, aumentando a segurança alimentar para a comunidade, além de educação ambiental e reforço do senso de comunidade.


Na Aldeia Guarani Estiva (Viamão-RS/Brasil) trabalhamos com 10 artesãs na co-criação de cestaria e acessórios, agregando design à arte ancestral para atribuir valor de mercado aos produtos, melhorando assim a fonte de renda da comunidade.

Em Kabíria (Nairobi/Quênia) apoiamos uma organização comunitária liderada por refugiados com consultoria, treinamento, design, curadoria e comercialização de produtos. Em 2021, um atelier foi reativado, um programa de capacitação de costureiras foi implementado, uma coleção de roupas foi desenvolvida e 30 mulheres foram capacitadas em tingimento e estamparia natural. O foco da nossa consultoria é na implementação de projetos de longa duração com capacidade de multiplicação.


 

Neste momento, temos 6 Agentes formados ativos e sendo mentorados em Nairobi/Quênia.

Cuidando de quem cuida – Oferecemos também espaços e ferramentas de bem-estar e resiliência para apoiar os profissionais de linhas de frente – saúde, educação, segurança e outros – contribuindo para que vivam a sua missão de maneira plena e saudável.

No Brasil e no Quênia, treinamos Agentes Comunitários de Paz com ferramentas de resolução de conflitos e equilíbrio emocional.

Eles recebem apoio técnico e financeiro para implementar os seus próprios projetos multiplicadores, protagonizando assim plataformas de diálogo transformativo, redução da violência e promoção de bem-estar dentro de suas próprias comunidades.

Neste momento, temos 6 Agentes formados ativos e sendo mentorados em Nairobi/Quênia. Cuidando de quem cuida – Oferecemos também espaços e ferramentas de bem-estar e resiliência para apoiar os profissionais de linhas de frente – saúde, educação, segurança e outros – contribuindo para que vivam a sua missão de maneira plena e saudável.

No Brasil e no Quênia, treinamos Agentes Comunitários de Paz com ferramentas de resolução de conflitos e equilíbrio emocional. Eles recebem apoio técnico e financeiro para implementar os seus próprios projetos multiplicadores, protagonizando assim plataformas de diálogo transformativo, redução da violência e promoção de bem-estar dentro de suas próprias comunidades.